domingo, 21 de dezembro de 2008

Pinhão (Douro)

Pinhão – Vila duriense do concelho de Alijó, com cerca de 950 habitantes. A vila está situada na foz do rio Pinhão. 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Lagares de vinho

O cultivo da vinha é uma tradição antiga na região do Douro, tendo a produção de vinho um peso muito importante na economia das povoações durienses ao longo dos séculos. Os inúmeros lagares de vinho que se encontram espalhados pela região, alguns desactivados ou em ruínas, como é o caso do lagar do Bacelo na freguesia de São Cristóvão do Douro, são sinais evidentes da intensa laboração de vinho no passado, sendo hoje peças importantes da história vitivinícola da região.

Lagar do Bacelo – Situado na encosta direita do vale do rio Pinhão. As paredes do edifício eram construídas em xisto e os lagares interiores em granito. Está desactivado a mais de 100 anos.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Imagens de Andorra


Andorra cosntituye un mundo poblado de poesia, con paisajes de ensueño y bellas tradiciones enraizadas en el alma popular, un mundo en el que la fantasia no está ciertamente ausente y que cuenta com un rico acervo de leyendas.” [1]

Eu jamais esquecerei o Verão de 2007, quando visitei este pequeno país situado no coração dos Pirenéu e cercado de maravilhas naturais.

[1] – Todo Andorra. Coleccion Todo Europa, Editorial Escudo de Oro, S.A., 2004.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Serra da Nogueira


A neve que caiu estes dias trouxe um novo colorido às montanhas que rodeiam Bragança. Este fim-de-semana resolvi sair da cidade e subir à serra da Nogueira (1318 m altitude). Do sopé viam-se nuvens cinzentas pairando sobre a serra, escondendo o seu topo, prenúncio de mau tempo por aqueles lados. Mas isso não me impediu de continuar. A nacional 206 encontrava-se já limpa de neve e foi fácil subir a serra. Depois do cruzamento que liga ao santuário da Nossa Senhora da Serra fiz o caminho lentamente, rodeado de carvalhos pintados de branco e de alguns cupressos que de longe em longe apareciam. Fazia frio, as nuvens moviam-se por entre as montanhas deixando rastos de nevoeiro por entre a floresta, mas isso não impedia que grupos de pessoas parassem os seus carros nas bermas da estrada e se divertissem a fazer bonecos de neve ou a mandar com bolas de neve uns aos outros. O cenário que a neve pintou na serra é de facto muito bonito e digno de uma visita.