quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Por Terras de Barroso (II)

Quem vai a Montalegre não deixa de reparar na Serra do Larouco. Esta serra faz parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês, atingido os 1535 metros de altitude no seu ponto mais alto [1]. Nesta serra nasce o rio Cávado que passa na vila de Montalegre. Esta serra é um local de excelência para a observação de aves. Na encosta desta serra encontra-se a aldeia de Vilar de Perdizes, muito conhecida pelos encontros anuais de medicina popular.

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Larouco

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Por Terras de Barroso (I)

No passado fim-de-semana comecei umas curtas férias e aproveitei para passear por Terras de Barroso. Montalegre tinha sido o destino escolhido a uns tempos atrás para a realização de um jantar entre amigos. Aproveitei a ocasião para matar saudades, pois reencontrei pessoas amigas, que já não via a muito tempo e também para conhecer um pouco da região de Montalegre.

Montalegre – Vila da região Norte do distrito de Vila Real, província de Trás-os-Montes, com cerca de 1800 habitantes situada junto à serra do Larouco.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Castelos transmontanos - Bragança

O castelo de Bragança é um dos mais importantes e bem preservados castelos portugueses.

Uma primitiva fortificação de Bragança poderá ter sido edificada no reinado de D. Afonso Henriques, quando esta região pertencia a seu cunhado, Fernão Mendes, sendo esta estrutura defensiva melhorada no reinado de D. Sancho I, que também concedeu foral à povoação em 1187.

Em 1409, no reinado de D. João I, as defesas do castelo são melhoradas e é construída a imponente Torre de Menagem. Voltaria a ter alterações, a seguir a 1640, durante a Guerra da Restauração, com adaptações para a instalação de peças de artilharia.

O castelo tem uma cerca que envolve o núcleo histórico da cidade, com uma área de cerca de 3 hectares, a cidadela é marcada pela de Torre de Menagem, com 17 metros de lado e 34 metros de altura [1].

[1] http://www.guiadacidade.pt/portugal/index.php?G=monumentos