sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Por Terras de Barroso (III)


Ecomuseu de Barroso
Junto ao castelo de Montalegre situa-se o ecomuseu de Barroso. Neste espaço podemos conhecer a vida e obra do Padre Fontes e também muito sobre a cultura barrosã, o seu património rural, assim como o património natural. O museu é também um centro interpretativo da região, sendo possível fazer consultas através de ecrãs interactivos e também através de um chão interactivo, onde com o movimento do pé se pode fazer passar imagens sobre a região de Montalegre. É um local de referência a visitar.


Este é um selo que recebi da amiga Alexandrina, do blog http://olhares-soltos.blogspot.com/ . A ela o meu muito obrigado. Dando continuação a esta corrente, premiei também alguns.


Ficam as regras e os premiados:
1.exiba a imagem do selo "Olha que blog maneiro"
2.poste o link que te indicou.
3.indique pessoas de sua preferência.
4.avise o indicado.
5.publique as regras.
6.confira se os blogs indicados repassaram os selos e as regras.
E desta vez, o selo vai para os seguintes blogues:

domingo, 13 de setembro de 2009

Flora do vale do rio Pinhão

A flora do vale do rio Pinhão é muito variada, sendo o vale do rio em grande parte dominado pela videira e oliveira. Destacam-se também entre as árvores cultivadas a laranjeira, figueira e a nespereira que aparecem com alguma frequência em hortas junto ao rio. Os matos são sobretudo compostos por sobreiro, azinheiras, medronheiros, giestas e pinheiros, podendo também aparecer o castanheiro (sobretudo mais junto à nascente do rio). Junto às margens do rio aparecem com frequência os amieiros e surgem também pequenos canaviais. A lista das ervas é extensa, onde se inclui a alfazema, o alecrim, a papoila, o fiolho, os juncos, os fetos, as silvas, a erva-longa, entre muitas outras.

domingo, 6 de setembro de 2009

Praia da Fraga da Pegada – Azibo

Este início de Setembro tem sido bastante quente, com temperaturas a convidar a uns mergulhos. Como o Verão caminha a passos largos para o fim, nada melhor do que aproveitar o que ainda nos resta de sol. Este fim-de-semana juntei-me com mais alguns amigos e fomos até a uma das praias do Azibo.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Histórias fantásticas (III)

A Misteriosa Luz Branca

Quando eu era mais novo, numa certa noite de verão eu avistei algo de diferente daquilo que eu conhecia. Algo extraordinário. Eu caminhava acompanhado por um primo mais novo, na estrada que liga a minha aldeia a estrada principal, quando ao chegar a um local chamado Pedreira e ao olhar para um lugar mais à frente, onde só existia mato e vinha, eu avistei uma luz branca. A luz era um círculo perfeito, de um branco muito puro, não emitindo qualquer feixe. Era enorme a luz, do tamanho da lua cheia, como se ela estivesse colada nesse lugar. No momento em que olhei para aquele círculo luminoso, este começou a diminuir de tamanho, sempre no mesmo sítio até ficar um ponto pequenino e desaparecer. Tudo isto durou cerca de 10 segundos.
Mil perguntas passaram pela minha cabeça, mas eu pus de parte, qualquer tipo de lanterna que alguém pudesse transportar, luzes de carros, ou qualquer coisa conhecida, pois pela dimensão daquele círculo luminoso, pelas condicionantes do local ou mesmo pela pureza da luz que era emitida nada se assemelhava a algo que eu conhecia.
Foi uma coisa extraordinária. Por muito que tente imaginar o que seria aquilo, ainda hoje não sei dizer que tipo de luz era aquela ou quem a projectava. Para mim este acontecimento continua a ser um mistério.