domingo, 10 de fevereiro de 2008

2036 – O fim?

Recentes noticias publicadas nos mais diversos jornais e sítios de Internet dão conta que o asteróide 99942 Apophis tem uma probabilidade de 1 em 45000 de colidir com o planeta terra no ano 2036, estando este asteróide classificado de grau 1 na escala de Torino, (até 10).
Este asteróide de 140 metros de comprimento terá uma aproximação ao planeta terra em 2029 e poderá chocar com este em 2036, caso a sua orbita seja modificada pela força de gravidade exercida pelo planeta Terra. Segundo alguns cientistas o impacto deste asteróide causaria enormes danos a grande escala. A NASA estima que a energia do impacto seja de 880 megatoneladas de TNT, 114000 vezes a energia desprendida pela bomba atómica de Hiroshima (www.wikipédia.org). Descoberto em 19 de Junho de 2004, este corpo celeste tornou-se num dos objectos mais vigiados pelos astrónomos.
A Terra tem um registo de impactos violentos, sendo que alguns foram capazes de provocar a extinção de uma grande percentagem das espécies vivas, como é exemplo a cratera Chicxulub na província do Iucatão no México.

Embora se esteja a trabalhar no campo das probabilidades, o perigo existe, e seria importante que se unissem esforços no desenvolvimento de soluções tecnológicas capazes de evitar este tipo de colisões. E como diz o ditado, mais vale prevenir que remediar, não vá o céu um dia nos cair em cima da cabeça.