quinta-feira, 2 de abril de 2009

São Domingos de Monte Coxo

A capela de São Domingos de Gusmão (santo protector dos animais), também conhecida por São Domingos de Monte Coxo, devido a esta ficar situada no alto do monte com o mesmo nome fica nos limites das freguesias de Covas do Douro, Gouvinhas e Paços, pertencentes ao concelho de Sabrosa.
Aqui se realiza uma festa anual a 4 de Agosto. É uma festa cheia de crenças e tradições. No dia da romaria, as pessoas que têm animais (gado, galinhas, porcos), levam para casa uma vela embrulhada na imagem do santo e presa a um cordel. Quando um animal adoece, prendem o cordel à volta do pescoço do animal ou a uma pata, acendem a vela e rezam a São Domingos. Se o animal melhorar, oferecem uma peça de carne desse animal para o leilão, no dia da romaria.
Este local com potencialidades turísticas oferece uma vista magnífica do “reino maravilhoso” que Miguel Torga imortalizou nos seus livros.

3 comentários:

Alexandrina Areias disse...

Desconhecia completamente o nome do Santo protector dos animais... e muito menos que havia uma festa 'dedicada' a esse santo... e há cada tradição... então o animal melhora e resultado... tem que morrer em Agosto...

Bom fim de semana!
Beijinhos,

AA

francisco coelho disse...

Tradiçoes raras,mas entende-se um pouco os nossos antepassados fazia parte um pouco de conviverem os povos uns com os outro.Assim criavam romarias e tradiçoes.E assim deram um continuo a um passado talvez quem sabe fora realidade.Coisas da vida,que nos respeitamos e que talvez um dia possamos compreender isto o que e a religiao e que tanto poder sobre nos tem.Bom domingo de ramos.Espero por mais infomaçoes sobre as nossa riquezas nacionais.

Vilela disse...

O S. Domingos do Monte Coxo pertence a Vilela do Douro