A mamoa I de Madorras é uma sepultura pré-histórica construída há cerca de 6000 anos. Fica situada no sítio de Madorras (Arcã) na freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão (Concelho de Sabrosa).
A mamoa têm cerca de 30 metros de diâmetro e cerca de 2 metros de altura máxima. A mamoa foi descoberta em 1912 por Albino Lopo e foi escavada pela primeira vez entre 1983-1988 [1].
[1] Bacelar Gonçalves, A.A.H., 1992/93. Contribuição para o inventário arqueológico do concelho de Sabrosa – distrito de Vila Real. Portvgalia. Vols XIII-XIV.
[1] Bacelar Gonçalves, A.A.H., 1992/93. Contribuição para o inventário arqueológico do concelho de Sabrosa – distrito de Vila Real. Portvgalia. Vols XIII-XIV.
7 comentários:
Es increible que se conserve tan bien, y que haya sido descubierta hace relativamente poco tiempo. Muy buenas fotos, con esa luz que le da cierto misterio. Un fuerte abrazo, amigo.
Olá Valentim,
uma sepultura muito interessante! Construída há tantos anos e descoberta tão recentemente... e o incrível mesmo, é ter sido descavada há tão poucos anos...
Obrigado pela partilha de mais este achado arqueológico.
Boa semana para ti!
Beijinhos,
AA
Caro amigo, belo trabalho...Excelente....
Um abraço
Que interesante.
Saludos
Defacto e fascinante o estado de concervaçao apos milhares de anos.Conheço prefeitamente fiz por la algumas visitas de estudo quando frequentava a escola c+s Miguel Torga de SABROSA
As fotografias estão excelentes. Conseguem transportar-nos para o local.
Abraço
Mais um dos incriveis achados feitos pelo homem moderno que ainda tem dificuldade em entender o homem da antiguidade.
Belissima paisagem
=)
Enviar um comentário