sábado, 20 de novembro de 2010

Bragança

Bragança – cidade portuguesa situada na província de Trás-os-Montes e Alto Douro, sede do concelho e capital de distrito do mesmo nome. Está a 41º 49’ de latitude N e 2º 23’ de longitude E de Lisboa, junto ao rio Fervença à altitude de 684 m e a 12 km da fronteira espanhola.
A cidade desenvolveu-se por acção do governo central por razões defensivas e estratégicas, em 1890 tinha 5840 habitantes, em 1940, 6977 habitantes e em 2006, 25 000 habitantes no seu perímetro urbano. A povoação remonta ao tempo dos Celtas, no séc. II a.C. com o nome de Brigantia. D. Sancho concede-lhe foral em 1187, passando a designar-se por Bragança. Em 1446 D. Afonso V elevou-a à categoria de cidade.
Possui um conjunto de monumentos de interesse arquitectónico. O castelo, que começou a ser construído em finais do séc. XI-XII, A Domus Municipalis, de finais do séc. XII, princípios do séc. XIII, de planta pentagonal. A igreja de Sta Maria de Assunção, já referenciada em 1258, a igreja de Santa Clara de 1596, entre outros.
 
Bibliografia consultada:
Verbo enciclopédia luso-brasileira de cultura 3º Tomo
Monteiro, J. R., 1988. No 8º Centenário do 1º foral de Bragança. CMB/IPB.

6 comentários:

teca disse...

Como se vê, Portugal tem muito para nos mostrar... muita beleza!

Obrigada por compartilhar...

Beijos ternos e bom domingo!

aa disse...

Olá Valentim,
tens aqui dois belos postais de Bragança!

Bom domingo!
Beijinhos,
AA

VagaMundos disse...

É uma vergonha não conhecermos Bragança. Definitivamente quando regressarmos a Portugal temos de ir conhecer Tras-os-Montes.
Abraço

Roadrunner disse...

Saudações para Bragança, essa bela cidade do Nordeste! Avé ao mel de Montesinho, à posta mirandesa e aos enchidos de Vinhais!

Saudações do Roadrunner!

Fernando Santos (Chana) disse...

Belas fotografias de Bragança...Espectacular....
Um abraço

Barbara disse...

É de facto muito bonito o norte de Portugal!