sábado, 29 de outubro de 2011

Provesende - Feira do Vinho e dos Produtos Regionais


Inserida no Festival das Aldeias Vinhateiras do Douro, decorreu no passado fim-de-semana em Provesende, aldeia do Concelho de Sabrosa, a V Feira do Vinho e dos Produtos Regionais.

domingo, 10 de julho de 2011

Castelo de Outeiro

O castelo de Outeiro localiza-se na freguesia de Outeiro, concelho de Bragança. Esta fortaleza tinha como função na idade média vigiar a fronteira de Trás-os-Montes com o Reino de Leão. A actual configuração do castelo remonta ao reinado de D. Dinis (1279-1325), quando terá sido reconstruído [1]. O Castelo está a uma cota de 812 metros acima do nível do mar, apresenta planta ovalada irregular orgânica, com espessa muralha em pedra de granito, abundante na região. Em seu interior identifica-se a ruína de uma construção rectilínea, com vão dentelado, onde foi erguido um marco geodésico. Em 1955, é classificado como Imóvel de Interesse Público, mas pouco mais resta do que vestígios desta construção [2].
[1] - http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_do_Outeiro
[2].- http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-ruinas-do-castelo-de-outeiro-15079

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Beit She’an - Israel

Beit She’an é uma cidade situada no norte de Israel, no vale do rio Jordão. A ocupação deste lugar remonta o 6º - 5º milénio a.C. Esteve sobre domínio Egípcio a partir do Séc. XV a.C. Durante este período foram construídos grandes edifícios em Beit She’an. Foi chamada Citipolis na época helenista. A partir de 63 a.C. fez parte do império romano. Muitos dos edifícios foram destruídos por um terramoto em 363 d.C. Em 409 tornou-se a capital da Palestina. A partir de 634 a cidade foi conquistada pelos árabes e começou a chamar-se Beisan. Em 749 voltou a ser destruída por um terramoto, mas nunca mais recuperou a sua magnificência [1].

domingo, 12 de junho de 2011

Jerusalém - Monte das Oliveiras

sábado, 28 de maio de 2011

Jerusalém

Jerusalém é uma das mais antigas cidades do mundo e é considerada cidade santa de judeus, cristãos e muçulmanos. A cidade antiga é murada e no seu interior encontram-se os principais monumentos das três religiões, como o Muro das Lamentações, o Santo Sepulcro e a Cúpula da Rocha.

sábado, 14 de maio de 2011

Gimonde II

sábado, 9 de abril de 2011

Percurso pedestre – Donai

Em mais uma iniciativa da Câmara Municipal de Bragança realizou-se hoje mais uma caminha pedestre, desta vez em Donai. O percurso de hoje contava com cerca de 15 km e com uma duração estimada de quase 4 horas. E hoje até o tempo ajudou.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Varge

Varge é uma aldeia transmontana inserida no Parque Natural de Montesinho, pertencente à freguesia de Aveleda (concelho de Bragança). A aldeia é atravessada pelo rio Igrejas. Uma das tradições do passado que se realiza em Varge é a Festa dos Rapazes, que decorre entre o dia de Natal e o dia 26 de Dezembro, festa de S. Estêvão, onde os famosos “caretos” de Varge percorrem as ruas da aldeia.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Castro do Pópulo

O castro do Pópulo ou castelo São Marcos é um povoado fortificado da idade do ferro situado na freguesia do Pópulo (concelho de Alijó). É um castro de média dimensão, constituído por duas linhas de muralhas com alguns troços bem conservados, sendo que em alguns locais a muralha atinge os três metros de altura. No cume do morro, delimitado pela primeira linha de muralhas encontra-se o núcleo central do povoado onde se situavam as habitações. Nos últimos anos têm sido alvo de trabalhos de reconstrução e conservação.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Douro

Nenhum outro caudal nosso corre em leito mais duro, encontra obstáculos mais encarniçados, peleja mais arduamente em todo o caminho [...] Mas a própria beleza deve ser entendida. Não é subir aos restolhos de Lagoaça, contemplar o abismo, e quedar-se em êxtase. Não é espreitar de S. Salvador do Mundo o Cachão da Valeira, e sentir calafrios. Não é descer de Sabrosa para o Pinhão, estacar em S. Cristóvão, e abrir a boca de espanto. Não é ir a S. Leonardo de Galafura ou ao miradoiro de S. Brás, olhar o caleidoscópio, e ficar maravilhado. É compreender toda a significação da tragédia, desde a tentação do cenário, à condenação de Prometeu, ao clamor do coro. (…)

Miguel Torga (Portugal - Um Reino Maravilhoso - Trás-os-Montes)

sábado, 8 de janeiro de 2011

Mogadouro

A vila de Mogadouro está situada na parte sul do Distrito de Bragança. A sede de município tem 3600 habitantes e o concelho conta com 10583 [1]. O concelho recebeu foral de D. Afonso III em 27 de Dezembro de 1272. Possui um castelo que foi erguido no século XII (1160-1165). Junto ao castelo encontra-se a igreja matriz.
[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Mogadouro