sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Amoras silvestres

Está na época das amoras. As amora são o fruto das silvas (planta do género Rubus), um arbusto que cresce espontaneamente por todos os locais (bermas de caminhos, terrenos agrícolas, etc.). Nos meus tempos de criança, as amoras eram muito procuradas devido à sua doçura, e nós comíamos tantas, até ficarmos com as mãos e os lábios tingidos de roxo-escuro. Ainda hoje quando passo por um silvedo não resisto a tentação de apanhar umas amoras para comer. Este fruto faz-me lembrar uma lengalenga de criança, em que, em jeito de brincadeira fazíamos esta pergunta.

Gostas de amoras?

O outro respondia “sim”,

e nós dizíamos “olha vou dizer ao teu pai que já namoras”.


Este pequeno fruto silvestre, de cor escura, é muito apreciado pelas suas características, sendo usado para a confecção de doces, geleias, tortas, licores, etc. A apanha deste fruto é uma actividade comum em muitas aldeias do interior. Muitas pessoas dedicam-se a andar pelo campo a apanhar este fruto silvestre para depois vender para a indústria de transformação.

2 comentários:

Anónimo disse...

GOSTAS DE AMORAS????

Anónimo disse...

Olá...
passei pelo teu blog e não resiti..
mtas vezes venho e não comento, porém, saiba que admiro mto o se trabalho..
e sobre as amoras...
Engraçado como algumas coisas nunca mudam.. a famosa frase da amora aqui no brasil se diz tbm.. aliás acheiq fosse apenas aqui rs..
Continue escrevendo...
bjus de sua amiga brasileira Ana!