sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O castanheiro, árvore milenar


O castanheiro é uma árvore da família das Fagaceas e do género Castanea. É uma árvore de grandes dimensões tendo em média 15-20 metros de altura podendo chegar aos 30 metros e mais de 6 metros largura.

Existem exemplares de castanheiros extraordinários pela sua dimensão. Estes exemplares são árvores de interesse público, pois pelo seu porte, desenho, idade e raridade se distinguem dos outros exemplares.

A longevidade do castanheiro é uma das suas propriedades mais notáveis, podendo alcançar os 3000 anos. É a árvore da Europa que mais anos pode viver. No mundo só é superada por duas espécies, uma árvore do género Pinus que ocorre nas Montanhas Rochosas (EUA) que pode chegar aos 4500 anos e a sequóia dos bosques da costa oeste dos Estados Unidos, que chega aos 3200 anos [1].

Aqui deixo fotografias de alguns castanheiros que resistindo ao rigor das estações do ano e dos séculos, se tornaram autênticos monumentos vivos que embelezam a paisagem transmontana.

[1] Cortizo, E.V., Madriñán, M.L.V., Madriñán, F.V., 1999. O castiñeiro: Bioloxía e Patoloxía. Consello da Cultura Galega, Santiago de Compostela.

6 comentários:

Alexandrina Areias disse...

Olá Valentim!
Mas que belos exemplares de castanheiros aqui nos apresentas... Gostei! Em relação à longevidade, a oliveira também é uma árvore que pode viver muitos e longos anos...
Beijos,

AA

Unknown disse...

Hum... fez-me lembrar do castanheiro na terra da minha mãe em cuja sombra no Verão sabe tão bem tirar uma soneca.

Óptimos registos.

Bjs

Aprendiz disse...

Fantástico, não fazia ideia.
O castanheiro era um grande suporte na culinária (a castanha substituía a batata ainda por descobrir) e dizia o Padre António Vieira que não havia pouso para os corvos tantos eram os castanheiros em Portugal.
Descobri há pouco tempo que o Norte de África e parte do Médio Oriente era rico em pinhais que foram dizimados pelos romanos para a construção de barcos, etc. e em guerras.

Abraço

claras manhãs disse...

tenho paixão por oliveiras, das velhas muito velhas, com troncos retorcidos e cavos (não sei se a palavra está certa, mas diz o que penso e é o que me interessa).
risos
Estes Castanheiros, tal como as ditas oliveiras, fazem-me pena de não saber pintar e desenhar.

beijinho

Valentim Coelho disse...

Olá Alexandrina,
As oliveiras também vivem muitos anos. No Médio Oriente há oliveiras com mais de 2000 anos! Mas o castanheiros parece que dura um bocadinho mais! :)
Beijos

Olá Helena,
Eu adoro a sombra dos castanheiros. No Verão sabe tão bem... então quando tmos ensaios de campo ainda melhor! :)
Beijos.

Olá Aprendiz,
é verdade. Nós temos exemplo disso o pinhal de Leiria.
Cumprimentos.

Olá Claras Manhãs,
eu também conheço castanheiros com troncos tão grossos e cavos, que formam pequenas casotas onde alguém guarda utensílios.
Beijinhos

Anónimo disse...

´que interssante não sabia que o castanheiro era tao mesterioso