terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Gouvães do Douro

Gouvães do Douro é freguesia do concelho de Sabrosa. Fica situado na encosta da serra de S. Domingos junto à foz do rio Pinhão. No século VI d.C. denominava-se Gaudilanis. Foi vila e sede de concelho entre 1202 e 1834, sendo o seu município constituído pelas freguesias de Casal de Loivos, Gouvães do Douro e São Cristóvão do Douro. Teve foral de D. Sancho I em 1202. Extinto o concelho em 1834, passou a incorporar o município de Provesende em 1836 e mais tarde o concelho de Sabrosa. Possui um pelourinho, que caiu em 1874 com um temporal, sendo reconstruído imediatamente pelo povo.

Fonte: Monografia do concelho de Sabrosa – Biblioteca Municipal de Sabrosa Soares, A. M. R., Sabrosa, Da Pré-História à Actualidade. Edição da Câmara Municipal de Sabrosa, 2005.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Capela de Santa Marinha

A capela de Santa Marinha (ou do Senhor Jesus) fica situada na freguesia de Provesende, aldeia vinhateira do concelho de Sabrosa. A capela de Santa Marinha aparece referenciada no séc. IV como templo cristão, e depois como mesquita árabe até a reconquista cristã. A poucos metros deste local existe um cemitério luso romano. Esta área arqueológica que entrega uma necrópole constituída por quatro núcleos de sepulturas, foi considerada imóvel de interesse público.
Esta capela fica situada na encosta da serra de S. Domingos (visível na imagem) onde existe um castro em xisto.
É caracterizada por uma enorme romaria que atrai grande parte da população do distrito, em louvor do Sr. Jesus e de Santa Marinha. A festa realiza-se no dia do Espírito Santo.


Fonte: Melo, A.M., 2005. Nota histórica sobre Provesende, sua igreja e órgão.