sexta-feira, 1 de maio de 2009

Castelos transmontanos - Algoso

O castelo de Algoso, construído em xisto e granito sobre um afloramento rochoso, à beira de um enorme despenhadeiro, sobre o rio Angueira, fica situado na aldeia de Algoso pertencente ao concelho de Vimioso (Distrito de Bragança). O castelo foi construído por Mendo Bofino (Mendo Rufino), nos últimos anos do Reinado de D. Afonso Henriques (1112-1185) e reinado de D. Sancho I (1154-1211). Este castelo fazia parte de uma linha de defesa do condado portucalense, à qual faziam parte outros castelos, na época da reconquista cristã [1].
Junto ao castelo encontra-se a igreja de N.S. da Assunção. Neste local situava-se antigamente a povoação de Algoso, tendo-se mudado para a actual localização, devido ao facto de o anterior local ser um «sítio desabrido e falto de águas» [2].

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Algoso;
[2] Alves, F.M., 1934. Memorias arqueológico-historicas do distrito de Bragança. Tomo IX.

7 comentários:

Elena disse...

Es verdad que el cielo del Algarve tiene un azul lindisimo. Como igualmente es verdad que el paisaje del norte es maravilloso. Yo naci en Galicia,y hecho de menos sus bosques y sus prados. No conozco Braganza pero me imagino que su paisaje debe de ser muy parecido al de Galicia.Lo que sinceramente no hecho en falta es el frio.Espero que comprenda el Español,le pido disculpas pues escribir en portugues me es difícil todavia.
Me ha encantado su nuevo post, los castillos siempre me han fascinado.
Un saludo.

aa disse...

Olá Valentim!
Mais uma preciosidade Transmontana...!
Mencionas a falta de água na zona do castelo e que levou à deslocação da povoação de Algoso para outro sítio, também foi esse um dos motivos que levou à deslocação de Ansiães do castelo de Ansiães, para o actual local, passando a denominar-se Carrazeda de Ansiães.

Estes últimos dias também andei "à descoberta" de alguns castelos , mas por outras "paragens"...:) brevemente colocarei umas fotos:)
Desejo-te um bom domingo.
Beijinhos,

AA

francisco coelho disse...

Tantas maravilhas que temos e que fazem ilustrar o nosso lindo Portugal desde norte a sul.Que riqueza de patrimonio temos e que fazem parte da nossa historia.

Sandra Rocha disse...

Um lugar lindissimo, já estive há uns anos mas ainda não tinha máquina tenho que recomeçar a revisitar estes lindos lugares.
Beijokas.

Dylan disse...

Parece que partilhamos a mesma paixão. Parabéns pelo blog.

deep disse...

É, depois do de Mogadouro e do de Bragança, o castelo que visitei mais vezes. A paisagem que de lá se avista é magnífica!

Valentim Coelho disse...

Olá Elena,
os castelos por aqui são fascinantes.
Vou tentar por mais alguns.
Cumprimentos

Olá Alexandrina,
tenho de passar em Carrazeda de Ansiães para fotografar o castelo.
Beijinhos

Francisco,
Portugal é um país cheio de maravilhas
Há que as mostrar
Um Abraço

Olá Sandra,
é um castelo muito bonito.
Beijinhos

Olá Dylan e Deep,
Bem vindos ao meu blog,
cumprimentos