O Inverno começou hoje e com ele voltou a neve. Bragança acordou hoje com um bonito manto branco.
É com estas fotos da neve que deixo aqui votos de Bom Natal a todos os visitantes do meu blog!
Pictures from Trás-os-Montes region, Douro region, Bragança, Portugal and others beautiful places
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
A neve apareceu em Bragança!
E como de costume, o aproximar do Inverno vêm sempre com alguma neve. O manto branco que cobriu a cidade não deixa ninguém indiferente e sempre motivo para umas fotografias.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Arco da Senhora da Hera
Na aldeia de Cova de Lua (concelho de Bragança), no vale da ribeira das Covas encontram-se as ruínas de um templo medieval invocado à Senhora da Hera. Estas ruínas, escondidas no meio de carvalhais, dizem respeito a uma parede com um vão, do que poderá ter sido um arco quebrado que fazia parte de uma capela medieval. Está classificado como imóvel de interesse público (IIP) [1].
[1] http://www.cm-braganca.pt/
Etiquetas:
Arco da Senhora da Hera,
Trás-os-Montes
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Histórias fantásticas (IV)
O remoinho
Contam as pessoas mais velhas da minha aldeia que há muito tempo atrás, um homem estava a trabalhar no campo quando se começou a levantar algum vento e se formou um remoinho. O remoinho levantou algumas folhas e poeira e ziguezagueando pelo terreno avançou em direcção dele. O homem que permanecia de pé olhando assustadamente para o remoinho pegou prontamente numa faca e atirou-a contra o remoinho. Nesse momento o remoinho desfez-se e para surpresa do homem a faca tinha desaparecido.
Ao fim da tarde, e de regresso a casa, quando o homem entrou na cozinha, viu com algum espanto que a faca que ele tinha atirado contra o remoinho se encontrava sobre a mesa.
Esta é uma das muitas histórias ligadas ao sobrenatural que se contam na minha aldeia. De salientar o facto de que na crença popular de muitas aldeias transmontanas e beirãs, o remoinho é o diabo que se levanta e dança ou vagueia pelos campos.
Etiquetas:
Histórias fantásticas,
o remoinho
Subscrever:
Mensagens (Atom)