sábado, 18 de outubro de 2008

Cogumelos silvestres


Os cogumelos são fungos que crescem espontaneamente em todos os tipos de bosques, principalmente na Primavera e Outono, época em que as condições climatéricas lhes são favoráveis. A maior partes dos cogumelos são comestíveis e bastante apreciados na mais requintada gastronomia, mas também os há venenosos, pelo que há necessidade de ter um grande conhecimento para a sua colheita. A elevada procura de cogumelos silvestres, quer para a gastronomia quer devido aos seus efeitos medicinais, leva a que a colheita destes se faça de forma intensiva e descontrolada pondo por vezes em causa alguns ecossistemas.

As florestas transmontanas possuem uma micoflora bastante diversificada e é fácil encontrá-los por entre os castanheiros, os carvalhos ou pinheiros. Aqui deixo algumas fotos dos cogumelos que se podem encontrar na região.

5 comentários:

Anónimo disse...

i think you add more info about it.

Anónimo disse...

wow, very special, i like it.

Anónimo disse...

very nice! hahahahaha

Alexandrina Areias disse...

Cogumelos silvestres... vamos começar a deliciar-nos com eles...:)
Mas é como dizes... a elevada procura e a colheita intensiva e descontrolada pôe em causa alguns ecossistemas...
Para podermos continuar a usufruir destes saborosos produtos, temos que preservar a sua produção e é fundamental cumprir normas de boas práticas aquando da sua colheita, assim como não destruir as espécies que não nos interessam apanhar, é também fundamental saber identificá-los correctamente para não haver intoxicações alimentares...
Desejos de uma óptima semana!!!
Beijinhos,

AA

Alexandrina Areias disse...

Olá Valentim!
Espero que não demores muito a ter o teu pc "arranjado" para fazeres novas postagens por aqui...
Desejo-te um óptimo fim de semana!
Beijinhos,

AA