quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Gliese



“Num universo cujo tamanho está para além da imaginação humana, onde o nosso mundo flutua como um grão de poeira no vazio da noite, os homens cresceram inconcebivelmente sós.” [1].

O ser humano, desde há muito que se questiona sobre a sua existência no universo. Será que estamos sozinhos no universo ou existem muitas outras Terras espalhadas pelo cosmos? Já foram descobertos mais de 200 planetas extra-solares, mas sem sinais de vida extraterrestre até ao momento. E sempre que surge a notícia da descoberta de mais um planeta, os nossos olhos viram-se para o céu na esperança de que esse tal planeta habitado apareça.
Em Abril de 2007 foi anunciada a descoberta do Planeta Gliese (Gliese 581C) que orbita a estrela anã vermelha (Gliese 581) na constelação de Libra. Este planeta descoberto por astrónomos europeus fica a 20,5 anos-luz da Terra, tem um diâmetro 50% maior que a Terra e com uma gravidade 1,6 superior ao nosso planeta. Os cientistas acreditam que este planeta tem condições para abrigar vida, chegando mesmo ao ponto de no passado dia 9 de Outubro alguns cientistas terem enviado através do radiotelescópio situado na cidade de Evpatoria (Ucrânia) mensagens com fotos, desenhos e mensagens de texto. Percorrendo o universo à velocidade da luz, as mensagens vão chegar ao planeta Gliese no ano 2029. Se por acaso por lá existir vida inteligente, com capacidade de entender as nossas mensagens, e se nos enviarem uma mensagem de volta, obteremos uma resposta em 2049! Ficaremos então a aguardar por notícias de um outro mundo!!

Bibliografia Consultada:
[1] – Loren Eiseley, The immense Journey (1946)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gliese_581_c
www.BBCBrasil.com, 09 de Outubro de 2008

4 comentários:

Alexandrina Areias disse...

Estamos sós no universo??? Ou será que existe vida em outros planetas??? E se existe? Serão inteligentes e capazes de comunicar??? Estas são algumas perguntas que muita gente coloca... Outros há, que "afirmam" existir e até mesmo já terem "visto" extraterrestres... Eu sou muito céptica neste assunto... sou daqueles que só vendo para acreditar...:) Até provas científicas de que realmente existem seres noutros planetas, continuo a duvidar daqueles que afirmam que sim... Mas pode ser então, que lá para 2049 recebamos um sinal...:-)
E como o Gliese 581c é o primeiro planeta a ser considerado como irmão da Terra, devido às suas semelhanças, pode ser que...
Desejo-te um óptimo fim de semana e sem visitas de ET's...lol
Beijos,

AA

Valentim Coelho disse...

Olá Alexandrina,
A questão de vida extraterrestre não é consensual. Uns acreditam que num universo tão infinitamente grande, algures no espaço hája vida. Outros são cépticos, e só vendo para acreditar.
Eu acredito que não somos únicos no universo, e qualquer que seja a forma de vida, ela existe. Sagan & Chklovskii (Intelligent Life in Universe, 1966)explicam que embora a diversidade de planetas extrasolares seja muito variada, os padrões são gerais, e que as formas de vida que possam evoluir noutros mundos terão processos quimicos muito similares na sua formação.
eu acredito que ela exista algures, mas as distâncias são tão grandes que ainda não estabelecemos contacto.
beijinhos

claras manhãs disse...

Para mim é completamente inconcebível pensar que em todo este Universo só existimos nós.
Claro que há mais vida inteligente, nós é que ainda estaremos tão atrasados que ainda nem conseguimos fazer viagens através do tempo.
Depois se as mensagens chegarem, muito provavelmente terão de ser descodificadas, tal como fizémos com a escrita dos egípcios.

beijinho

Valentim Coelho disse...

Olá claras manhãs,
bem vinda ao meu blog!
Eu sou da tua opinião. Qualquer que seja a forma devida ela existe, embora está a distâncias tão grandes que torna qualquer contacto quase impossível.

Beijos