sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Rotundas de Bragança


As rotundas normalmente de geometria circular servem para regular o tráfego rodoviário, melhorando a circulação no interior das localidades. Algumas delas possuem magníficas obras de arte que embelezam o espaço urbano.

Bragança não é excepção e também tem as suas rotundas. Podemos encontrar nas principais entradas da cidade rotundas com esculturas alusivas à região. A rotunda das cantarias, no alto das Cantarias, a rotunda dos “burros”, ao fundo da Avenida do Sabor, a rotunda do Lavrador ou dos “touros” em Vale Dálvaro e a rotunda na saída da avenida Abade de Baçal em direcção a Vinhais, com um monumento alusivo ao cão de gado transmontano.

5 comentários:

Anónimo disse...

tal como referiste as rotundas normalmente são circulares e apresentaste umas bonitas fotos de algumas rotunda da nossa região!
Mas! oh srº valentim nao referiste a mais movimentada rotunda da nossa cidade!...

a rotunda de santa apolonia!

essa sim tem muito movimento, principalmente ao final da tardinha principio da noite em que o transito se intensifica e nem sequer respeitam o sentido! elas ou veem pela direita ou pela esquerda, ninguem da prioridade a ninguem é cada um por si! a maior parte sao "beiculos" pesados, ha tambem alguns calhabeques que saiem à rua para fazer a rodagem. mas tb se veem boas "bombas" em braganca

fico à espera por ver essas fotos aqui no teu bloog

um abraço amigo e fica bem

Valentim Coelho disse...

Olá Rui,
pois... a "rotunda de santa apolonia" é de facto a rotunda mais movimentada da cidade. E os veículos que circulam por lá são de todos os modelos... eh eh eh.
Um dia destes escrevo sobre isso.
um abraço amigo

Pedro Morgado disse...

Para reflectir…! Agradecia os vossos comentários.

Alexandrina Areias disse...

Olá Valentim,
gostei desta original postagem sobre algumas rotundas de Bragança.
Muito boas fotos!
Fico então à espera de ver por aqui a dita "rotunda de Sta Apolónia" com seus diversos e variados veículos...:-)
Beijos,

AA

Unknown disse...

Já tive o prazer de ver algumas destas rotundas num dia que andei a passear por esta bela cidade. Tive pena de ser só um dia mas deu para conhecer algumas coisitas.

Gostei imenso de as rever aqui nestas óptimas fotos.

Bjinhos