Os fungos do género Armillaria são na sua maioria patogénicos, causadores de podridões radiculares em muitas espécies florestais e agrícolas (na imagem é visível ataques em pinheiros e castanheiro), levando na maior parte dos casos à morte das árvores. Uma característica destes fungos é a formação de rizomorfos que são capazes de transportar alimento por grandes distâncias. Entre as espécies deste género há uma que se destaca pelas suas características especiais. A Armillaria ostoyae (cogumelo do mel) encontra-se entre os maiores organismos vivos no planeta. Num exemplar encontrado nos EUA, os rizormofos desta espécie espalharam-se durante mais de 2000 anos matando árvores enquanto se desenvolvia, cobrindo uma área de quase 900 ha e com um peso estimado a rondar os 10000 kg.
Pictures from Trás-os-Montes region, Douro region, Bragança, Portugal and others beautiful places
terça-feira, 3 de março de 2009
No mundo dos fungos – A Armillaria
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
fenomenos que se descobrem,que sao a causa de muitos acontecimentos.No qual e bom a ciencia estudar e relançar-se ao desconhecido e transmitir-nos os seus conteudos.Que de facto ser-nos ha fertil e util em coisas semelhantes e que nos ajuda a prevenir e a combater estes males para que nao se expandam em colectivo e males maiores.Com este feito conhecido podemos evitar certas catastrofes.Parabens pela noticia.
Não conhecia esse malandro!...
Também os há cá um baixo.
Não são só determinados cometas...
Um abraço.
Olá Valentim!
E para não variar, mais uma interessante postagem... obrigada pela informação...
Gostei das fotos... e até já tinha saudades de ver uma placa de Petri com inoculação de fungos... Foi um breve 'reviver' das aulas de microbiologia...:)
Beijinhos,
AA
Muito interessante! O género não devia ser Armillaria mas Armadilha! :)
Um cogumelo com 10.000 kg é algo digno de se ver! Bem, se forem comestíveis (duvido) dão um banquete! Mas fica-me uma dúvida, qual a importância desta espécie no equilíbrio do ecossistema?
Abraço
Resumindo, este fungo é uma autêntica praga.
Parabéns Valentim por este post que poderia muito bem estar incluído na Wikipédia.
Bjs e boa semana!
Enviar um comentário