sábado, 11 de julho de 2009

Moinho das Poldras - São Cristóvão do Douro


--> -->
O Moinho das Poldras fica situado na margem direita do rio Pinhão, na freguesia de São Cristóvão do Douro (Concelho de Sabrosa). Este moinho esteve a trabalhar até a década de 70 do século XX, onde trabalhou lá pela última vez Joaquim Amaral, um dos últimos moleiros da região ainda vivo. Este moinho é actualmente propriedade de Henrique Franco.
O nome do moinho deriva de no local existirem umas pedras em xisto e em granito espetadas sobre o rio e que serviam de passagem entre as margens, as quais se chamam de poldras. Na parte central do rio estas pedras já não são visíveis pois foram arrastadas por uma grande cheia no princípio do século XX.
Têm-se acesso a este moinho por uma estrada de terra batida a partir da freguesia. O local é frequentado para piqueniques e acampamentos.

8 comentários:

VagaMundos disse...

Mais uma excelente divulgação dos tesouros escondidos de Trás-os-Montes.
Abraço

FRANCISCO COELHO disse...

De facto e maravilhoso este tessouro.E pena estar em degradaçao, como seria o passado desta gente. Mas estupendo no verao a beira rio.Tenho bons recordos a beira rio ao pe destes moinhos a beira rio de quando era pequeno.Ate breve,um abraço.Obrigado a todos os leitores desde Andorra CUMPRIMENTOS.

Elena disse...

Un lugar con encanto, para disfrutar de la naturaleza.Saludos

Alexandrina Areias disse...

Olá Valentim!
de certo que é um lugar bastante aprazível e o ideal para fazer piqueniques, principalmente nos dias quentes de Verão...
Cumprimentos para o Francisco Coelho, que deduzo que seja teu mano...
Beijinhos e boa semana para ti.

AA

Unknown disse...

Cenário verdejante, águas límpidas, moinho antigo a captar o interesse para o local - um sítio muito interessante e a visitar!

Bjs :-)

vieira calado disse...

Deve ser bem repousante.


Um abraço

Sandra Rocha disse...

Mais um belo achado.
Beijos.

Valentim Coelho disse...

Olá a todos,
Obrigado pelos comentários.