quinta-feira, 30 de julho de 2009

O castanheiro em declínio!

O castanheiro (Castanea sativa Mill.) é originário da Europa Meridional, Ásia Ocidental e Norte de África. Admite-se que a cultura foi introduzida em Portugal, pelos romanos, tendo a sua área sido ampliada ao longo dos séculos. Actualmente as maiores manchas de souto encontram-se em Trás-os-Montes e na Beira Alta.
No último século registou-se um declínio e desaparecimento dos soutos, causado por diversos factores, entre os quais a elevada susceptibilidade do castanheiro a diversas doenças. A doença da tinta do castanheiro, provocada pelos Oomicetas Phytophthora cinnamomi e P. cambivora, é considerada como a principal causadora desta situação de declínio e que está a afectar consideravelmente o património agro-florestal da região transmontana.

sábado, 11 de julho de 2009

Moinho das Poldras - São Cristóvão do Douro


--> -->
O Moinho das Poldras fica situado na margem direita do rio Pinhão, na freguesia de São Cristóvão do Douro (Concelho de Sabrosa). Este moinho esteve a trabalhar até a década de 70 do século XX, onde trabalhou lá pela última vez Joaquim Amaral, um dos últimos moleiros da região ainda vivo. Este moinho é actualmente propriedade de Henrique Franco.
O nome do moinho deriva de no local existirem umas pedras em xisto e em granito espetadas sobre o rio e que serviam de passagem entre as margens, as quais se chamam de poldras. Na parte central do rio estas pedras já não são visíveis pois foram arrastadas por uma grande cheia no princípio do século XX.
Têm-se acesso a este moinho por uma estrada de terra batida a partir da freguesia. O local é frequentado para piqueniques e acampamentos.

sábado, 4 de julho de 2009

O feitiço da lua

Desde os primórdios da humanidade que a Lua desperta um sentimento de curiosidade no ser humano. Símbolo de adoração na antiguidade muitas vezes associada com a fertilidade feminina, era denominada Ishtar, na antiga Babilónia, deusa do orvalho (símbolo de fertilidade), Iah, deus da lua na mitologia egípcia, Selene, na mitologia grega ou de Ixchel na mitologia Maia.
A ideia de uma viagem à Lua é bastante remota tendo sido descritas ao longo dos tempos viagens em livros de ficção como é exemplo, Uma história verdadeira de Luciano Samósata (125-181), Viagem à lua de Cyrano de Bergerac (1619-1655) ou Da terra à lua de Júlio Verne (1865). As viagens tornaram-se realidade em 20 de Julho de 1969, quando a missão Apollo 11 pousou na superfície lunar num lugar chamado “Mar da Tranquilidade” e Neil Armstrong e Edwin Aldrin se tornaram os primeiros homens a caminhar em solo lunar. Gene Cernan tornou-se o último astronauta a pisá-la e desde 1972 que não há missões tripuladas a este satélite.
Nos últimos tempos a Lua voltou a ser o centro das atenções e já se fazem planos para a sua colonização. A instalação de bases permanentes permitirão um amplo estudo sobre a sua superfície, podendo também servir de suporte para futuras explorações a outros planetas do sistema solar. Além dos trabalhos de construção e exploração mineira, os futuros astronautas dedicar-se-ão a investigações de longo prazo em áreas como a astrobiologia, a geologia, a astronomia e a física. As tripulações tentarão também aproveitar os recursos disponíveis no nosso satélite de modo a estabelecer uma base lunar.
Nos últimos anos, surgiram indícios da presença de hidrogénio e oxigénio (os componentes da água) na Lua, congelados nas crateras mais profundas e escuras de ambos os pólos do planeta. Descobriu-se também que nas rochas existia Hélio-3, que pode substituir o petróleo como fonte de energia. Escavar uma área de 2 km2 com uma profundidade de 3 metros produziria 100 kg de hélio-3, o suficiente para abastecer de energia uma cidade com 650000 habitantes durante um ano.
Num mundo tão dependente em novas fontes de energia, a lua tornar-se-á um destino apetecível, havendo já inúmeros países interessados na corrida às novas minas de Salomão.

Bibliografia consultada:
Super Interessante, nº101.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luciano_de_Sam%C3%B3sata